A jornada do propósito.

Ikigai é um termo japonês que significa “razão de ser”. É uma filosofia de vida que nos ajuda a encontrar significado e propósito em tudo o que fazemos. Mas como isso se relaciona com a vida em Portugal?

Em primeiro lugar, é importante destacar que o ikigai não é apenas sobre trabalho ou carreira, e sim sobre encontrar equilíbrio em todos os aspetos da vida: trabalho, lazer, relações pessoais e saúde. Por outras palavras, trata-se de encontrar a harmonia entre o que amamos, o que fazemos bem, o que o mundo precisa e o que nos traz felicidade.

Em Portugal, assim como em qualquer outro lugar do mundo, muitas pessoas lutam para encontrar essa harmonia e acabam por se sentir insatisfeitas ou sem rumo na vida. É por isso que a filosofia do ikigai pode ser tão útil e inspiradora.

Ao procurares o teu ikigai, podes descobrir que o que te faz feliz pode estar muito mais próximo do que pensas. Talvez seja uma habilidade ou talento que já possuis e que pode ser explorado de uma nova maneira. Ou talvez seja uma causa ou questão com que te preocupas profundamente e que pode ajudar a melhorar a vida de outras pessoas.

É importante ter paciência e estar atenta a novas oportunidades e experiências. Nem sempre é fácil encontrar o equilíbrio perfeito entre todas as áreas da vida, ainda assim vale a pena o esforço .

Como descobrir o propósito de vida?

Todas nós, em algum momento, já questionamos sobre qual o nosso propósito de vida. O que viemos fazer a este mundo? Qual é o sentido de tudo o que fazemos? Estas são questões profundas, que nos fazem refletir sobre a nossa existência, e nos levam a procurar respostas.

Contudo, descobrir o nosso propósito de vida não é algo que aconteça da noite para o dia. É uma jornada de autodescoberta que exige tempo, paciência e muita reflexão. É preciso olhar para dentro, analisar as experiências e procurar conexões com o que traz significado para a vida.

A primeira etapa desta jornada é a reflexão. É preciso questionar o que realmente importa, quais são os teus valores, o que te faz feliz e o que queres deixar como legado. Estas são questões fundamentais, que te vão  ajudar a identificar o teu propósito.

Na segunda etapa, vais experimentar. É importante sair da zona de conforto e fazer coisas novas, desafiares-te, testar habilidades e descobrir o que realmente te motiva e inspira. É através da experimentação que vais encontrar novos caminhos e possibilidades para a tua vida.

E na terceira etapa vais agir. Depois de refletir e experimentar, é hora de colocar em prática aquilo que descobriste sobre ti e procurar formas de contribuir para o mundo ao teu redor. É importante lembrar que o propósito de vida não é apenas sobre ti, também é sobre como podes fazer a diferença na vida das outras pessoas e do mundo.

Insiste, persiste… 

Ao longo desta jornada, é normal encontrar obstáculos e desafios. Por isso é importante manter o foco e perseverar, lembrando-se sempre que o propósito de vida não é uma meta a ser alcançada, e sim uma jornada contínua de autodescoberta e crescimento.

E lembra-te: descobrir o propósito de vida é um processo contínuo de crescimento pessoal e contribuição para o mundo ao nosso redor. É uma procura que vale a pena, pois pode dar mais significado à nossa existência.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *