2020 foi um ano de mudança e adaptação. A pandemia deixou marcas profundas a nível global, com sequelas sem precedentes, que resultaram num aumento da ansiedade, do stress e da incerteza, afetando pessoas em todo o mundo.
A necessidade de manter a distância social favoreceu um crescimento na utilização das tecnologias digitais para uso no trabalho, educação e comunicação. Também mudou os padrões de consumo, com uma maior tendência para compras online.
Muitas empresas descobriram que é possível conduzir negócios de forma eficiente sem presença física diária, implementando o teletrabalho, primeiro por obrigação, e atualmente como opção. Desta forma, os trabalhadores têm a possibilidade de equilibrar sua vida profissional e pessoal, ajustando os horários de trabalho de acordo com suas necessidades.
O teletrabalho possibilita um ganho de tempo e diminuição nos custos de deslocação, o que também se repercute na redução do impacto ambiental.
Outra das vantagens deste novo modelo de trabalho é um ambiente mais silencioso e sem interrupções, que pode ajudar a melhorar a concentração e aumentar a produtividade.
No entanto, o teletrabalho pode ter efeitos nocivos para a saúde mental, principalmente devido à falta de interação social e dificuldade em impor uma separação clara entre vida profissional e pessoal.
É importante que as empresas e os funcionários trabalhem juntos para encontrar equilíbrio e garantir que as necessidades de cada trabalhador sejam atendidas.
O que podes fazer?
– Mantém contacto regular com colegas de trabalho através de chats, videoconferências e chamadas de voz.
– Participa em atividades virtuais com colegas de trabalho, como happy hours ou jogos online.
– Faz uma pausa regularmente durante o dia para socializar com outras pessoas, seja através de uma chamada de vídeo com amigos ou familiares, ou sair para uma caminhada.
– Separa a vida profissional da esfera pessoal, estabelecendo horários regulares para começar e terminar o trabalho.
– Aproveita o tempo livre para as tuas atividades favoritas, como o desporto ou a leitura.
Caso te sintas muito sozinha, conversa com alguém, seja com amigos, familiares, colegas de trabalho ou um profissional de saúde.
Lembra-te que o teletrabalho pode ser desafiante, por isso importa cuidares da tua saúde mental.